Num momento de viragem em que assistimos cada vez mais consumidores a comprar online, torna-se fundamental estarmos presentes em diversos canais online que permitam o utilizador encontrar. Mas como podemos fazer? Quando temos a ideia entrar no universo das vendas online através de um de um produto (físico ou digital) a primeira ideia que surge é a criação de um website e logo de seguida as redes sociais. A partir daí, acendemos uma vela e esperamos que no final tudo dê certo, que é como quem diz que as vendas comecem a aparecer de imediato. Mas, sinceramente acredito que esta pode não ser a melhor estratégia de todas. Já pensaste em vender os teus produtos ou serviços em marketplaces?

O que é um Marketplace?

São plataformas de e-commerce que reúnem várias marcas e vendedores online num único local, quase como se fosse um “centro comercial online”. Por norma, estes sites têm um elevado número de visitantes únicos mensais e é uma excelente oportunidade para testar produtos (através da criação de um MVP, por exemplo) ou novos mercados (quando pensamos em internacionalizar). Por outro lado, ajuda-te ainda a ganhar notoriedade de marca: ficas mais conhecida online e é mais fácil de te encontrarem.  Existem milhares de marketplaces, para os mais variados tipos de negócio: desde o C2C (como o OLX) ao B2B (ex.: Faire).

Como escolher o marketplace que faz mais sentido para mim?

Existem milhares de Markeplace onde podes entrar e começar a vender online, mas antes mesmo de avançar com o registo num Marketplace é importante perceber, qual faz mais sentido para ti e para o teu negócio. Por isso mesmo, recomendo-te que sigas os seguintes passos:
  • analisa o nicho em que o marketplace atua – isto é, começa por perceber se o marketplace do qual queres fazer parte, é um generalista, como a Amazon, onde encontras vários artigos de categorias distintas, ou se é focado num nicho específico. Caso se encontre nesta última opção, verifica se está alinhado com o nicho da tua marca.
  • verifica a credibilidade do marketplace – existem milhares marketplaces na internet e se esta pode ser uma oportunidade de ouro a explorar pode também em muitas situações, verificar-se ruinosa, por isso, antes de criares conta em qualquer marketplace, faz uma leitura atenta em vários órgãos de comunicação, lê feedbacks, reviews, assiste a vídeos e analisa qual a experiência do utilizador com o marketplace que queres explorar.
  • iniciativas de comunicação – um dos pontos mais importantes da venda, é a comunicação que é realizada, por isso, quer seja na tua loja online ou no marketplace é importante que confirmes se este canal de vendas, tem iniciativas de comunicação tanto a nível orgânico, como pago e quais as campanhas que por norma realiza em épocas festivas como a Black Friday ou o Natal.

Quais os Marketplaces mais conhecidos em Portugal?

Atualmente em Portugal existem vários Marketplaces, alguns nacionais e outros internacionais onde podemos registar-nos e começar a comercializar os nossos artigos. Deixo-te abaixo uma listagem dos principais marketplaces mais conhecidos por área:

Marketplace generalista:

  • OLX – É mais conhecido no C2C (consumer to consumer) mas também é muito utilizado para empresas. Atualmente disponibiliza mais de 14 categorias de áreas bem distintas, desde imóveis, automóvel, mobiliário ou tecnologia.
  • Amazon – É mundialmente conhecida e permite que tanto empresas como pessoas vendam produtos novos ou usados.
  • Worten – Apesar da Worten ser mais focada em tecnologia, o marketplace disponibiliza várias categorias com artigos que vão desde desporto, brinquedos ou produtos para animais.

Marketplace para artesanato:

  • Etsy – Este marketplace é indicado para produtos artesanais, vintage e ainda produtos digitais tais como templates de design e podes vender para quase todos os países do mundo.

Marketplace para tecnologia:

  • Fnac – Com dezenas de artigos nas áreas de tecnologia, no marketplace da Fnac encontramos ainda artigos de papelaria, instrumentos musicais e bricolage.

Marketplace para refeições prontas:

  • Uber Eats – Chegou a Portugal em  2017 e desde então tem vindo a alargar o território de distribuição. É uma excelente oportunidade tanto para o sector da restauração, como mercearias e supermercados locais
  • Glovo – Aqui, para além das refeições já prontas, também podemos encomendar artigos de supermercado, farmácia e outros produtos de conveniência urgente. É uma excelente oportunidade para o consumo imediato de circunstância.
  Agora que já conheces os marketplaces com maior destaque em Portugal está na hora de começares a delinear uma estratégia eficaz de marketing que vai aumentar os teus resultados online.