
3 Estratégias de Marketing para aplicar
Quando dizemos que o mundo está cada vez mais digital e que todas as marcas têm que ter uma presença digital, não é surpresa para ninguém. Diariamente vemos marcas a crescer e muitas apenas online, que assumem volumes de faturação muito elevados. Apesar de atualmente muitas empresas não terem capacidade de recrutar um especialista em Marketing Digital, existem algumas estratégias que podes começar a aplicar já hoje na tua marca. Fica agora a descobrir as 3 estratégias de Marketing que tens de aplicar na tua loja online!
Estratégia de Conteúdos
Costumamos dizer que o “conteúdo é rei” e a verdade é que a criação e partilha de conteúdo útil e relevante para o teu público-alvo, faz com que a confiança que o mesmo deposita em ti aumente. Tens a oportunidade de ganhar credibilidade e posicionares te como uma referência perante o teu nicho.
Vamos supor dois casos:
Caso 1: A Ana é maquilhadora e nas plataformas digitais apenas partilha serviços e resultados das maquilhagens que faz.
Caso 2: A Maria também é maquilhadora, mas prefere usar as suas plataformas não só para partilhar os serviços e resultados como dicas úteis como a preparação da pele ou como podes fazer um eyeliner perfeito.
Nestes dois casos, certamente que optávamos pela Maria. Ela assumiu-se como uma especialista na área da maquilhagem e ajuda-te a fazeres tu mesma. No entanto, em algum momento que precises de contratar uma maquilhadora, a Maria será certamente a tua primeira opção.
O conteúdo não tem de ser apenas em texto num blog, por exemplo. Podes partilha-lo através das redes sociais, newsletter, podcast ou fazer um e-book e comercializa-lo.
Otimização para o Google – SEO
Para um site aparecer nos primeiros resultados do Google de forma orgânica é um processo trabalhoso e demorado, mas que pode trazer grandes resultados. Todos nós fazemos pesquisa no Google, certo? Quer seja uma curiosidade, um novo artigo que queremos comprar ou mesmo a localização de um restaurante, o Google é a nossa primeira escolha, por isso nunca podemos esquecer de fazer uma boa otimização.
Quando desenvolveres a tua estratégia de SEO deves ter em consideração os fatores On Page e Off Page:
- On Page – as melhorias on page referem-se a tudo o que está dentro da tua página e que tu podes adicionar ou modificar, essencialmente. E aqui está muito relacionado com o tópico que falamos antes – o conteúdo. Tudo o que escreves, a forma como escreves, a utilização de keyword, Meta Tag e H’s podem ser fatores decisivos.
- Off Page – é sobretudo um trabalho realizado fora do teu site, para dentro. Ou seja, entre outros fatores refere-se links externos a teu site que o direcionam para lá, como a partilha em redes sociais, noutros sites ou blogs e até mesmo a utilização dos teus links internos para levar o utilizador a outra página. Por exemplo: num artigo de blog linkar para a página de serviços.
Redes Sociais
Apesar de acreditar que as redes sociais têm cada vez menos valor, no sentido em que o algoritmo está sempre a mudar e é complicado acompanha-lo. Elas não deixam de ser importantes e temos obrigatoriamente de estar lá! Todos os nossos clientes utilizam redes sociais (tal, como utilizam o Google), e esta pode ser um veiculo de mostrar ao nosso futuro cliente o nosso portfolio, ganhar reconhecimento e até empatia com ele. Contudo, não podemos esquecer que apesar de ser uma boa oportunidade de mostrar quem somos, é também um meio onde existe muita concorrência e por isso temos que criar um bom trabalho com conteúdo útil e relevante para ganhar destaque face aos restantes. Publicar só por publicar não é uma boa estratégia, temos sempre que pensar qual a mensagem que queremos transmitir e como será útil para quem a lê.
Estas são as 3 estratégias que considero mais importantes que todos nós por trás de uma marca ou empresa deviam explorar. Caso tenhas interesse em saber mais sobre estas e outras estratégias, podes sempre inscrever-te nas sessões de consultoria. Esclareço-te todas as tuas dúvidas sobre os temas que consideres mais importantes.