5 estratégias eficazes de aumentar as vendas da loja online sem gastar mais em publicidade - artigo de blog

5 estratégias para aumentar as vendas da loja online sem gastar mais em publicidade

Quando se trata de aumentar as vendas da loja online, muitas vezes acreditamos que a solução passa apenas por aumentar o investimento em publicidade, certo? Neste artigo, vou abordar cinco estratégias eficazes para aumentar as vendas da loja online sem aumentar orçamento em publicidade, onde vou falar sobre a importância do marketing de conteúdo, redes sociais, a otimização de conversão, técnicas de SEO ou Otimização para Motores de busca e estratégias de e-mail marketing. Com estas estratégias em mãos, estarás preparada para melhorar o desempenho da loja online e aumentar as vendas sem gastar uma fortuna em publicidade. Vamos lá?

A importância do Marketing de Conteúdo

Com o aumento da concorrência online, as lojas online têm cada vez mais que encontrar estratégias inovadoras e diferenciadas para se destacarem. O Marketing de Conteúdo, quando trabalhado de forma intencional e planeada, envolve a criação e a partilha de conteúdo relevante, informativo e interessante ao público-alvo.

Quando criamos conteúdo de qualidade, acabamos, naturalmente, por atrair mais visitas, aumentamos a autoridade e a reputação da marca, da mesma forma que construimos e desenvolvemos a relação com o cliente. No entanto, é importante relembrar que a criação de conteúdo, não está apenas relacionada com artigos de blog, mas também com o conteúdo das redes sociais, a presença em fóruns, entre outros canais relevantes para cada marca.

Para o conteúdo ser eficaz, é importante criá-lo e otimizá-lo para as diferentes fases do funil de marketing: a atração, consideração e a conversão. Na primeira fase, a atração, o objetivo é atrair novas visitas ao site, pelo que o conteúdo deve ser informativo e educacional, por exemplo, em posts nas redes sociais, vídeos e tutoriais ou posts de blog. Na consideração, a segunda fase do funil de marketing, o objetivo é educar o visitante e consciencializar sobre os teus produtos, uma vez que já teve contacto com a marca numa primeira fase. Sendo que é fundamental nesta fase, destacar os benefícios e vantagens dos produtos e qual a transformação que oferecem. Por fim, na conversão, o visitante já conhece a tua marca e os produtos e é importante incentivar à compra.

Ao criar conteúdo, é importante que este seja de qualidade e o mais otimizado para as diferentes fases do funil.

As redes sociais ajudam a aumentar as vendas online

As redes sociais permitem que o teu público-alvo se conecte com a marca, a um nível mais pessoal, criando relacionamentos duradouro e fiéis à marca. Dessa forma é recomendado, que a loja online comunique não apenas numa rede social, mas em todas as que fazem sentido estar e onde o público-alvo se encontra ativo. Entre as principais redes sociais, podemos destacar a presença da loja online no WhatsApp, Instagram, Facebook, Tik Tok e Pinterest.

Uma das principais vantagens das redes sociais é que são um excelente mecanismo de atração de visitas à loja online gratuito, sem investimento em anúncios online. Onde podes promover os teus produtos, partilhar conteúdo relevante e fornecer informações valiosas para a tomada de decisão do público-alvo. Além disso, as redes sociais permitem que interajas com os seguidores em tempo real.

É ainda importante relembrar, que cada rede social tem a sua própria audiência e estilo de conteúdo, pelo que é expectável que a comunicação e conteúdo gerado para cada uma delas, seja diferente. Por exemplo, no Instagram da tua loja online a linha de comunicação poderá ser na criação de conteúdo visualmente interessante, enquanto no LinkedIn, pelo foco profissional, seria importante dar destaque às vitórias, sucessos e conquistas de negócio.

Como o e-mail marketing ajuda a relacionar com o cliente

O e-mail marketing continua a ser uma das formas mais eficazes de aumentar as vendas em e-Commerce. Nomeadamente através das automações de e-mail marketing que permite criar campanhas personalizadas e automatizadas consoante as preferências de cada cliente, fazendo com que se sinta único e especial.

Uma das principais vantagens do e-mail marketing é a capacidade de segmentar os contactos em listas específicas com base nos interesses, comportamentos e histórico de compras. Isso permite que cries campanhas personalizadas e relevantes que ressoam junto dos potenciais clientes e aumentam as hipóteses de conversão.

Estas campanhas de e-mail marketing podem acontecer, por exemplo, através de automações de e-mail, que também são uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas. Por exemplo, podes configurar uma sequência de e-mails para acompanhar um carrinho abandonado ou oferecer um desconto para incentivar uma compra imediata. Além disso, as automações também permitem que envies e-mails de boas-vindas, aniversário e pós-compra que alimentam a relação com os potenciais clientes.

Otimiza a tua Loja Online para os motores de busca

O desenvolvimento de estratégias de SEO ajudam a tua loja online a posicionar-se no Google para alcançar o público alvo, por meio dos motores de busca. Ao otimizar o site para os principais termos de pesquisa, relacionados com a tua loja online e produtos, aumentas a visibilidade e credibilidade da tua marca.

Uma das principais estratégias de SEO está relacionada com o uso de palavras-chave relevantes para teu negócio. Com esta otimização por palavras-chave, aumentas possibilidades de aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa. Estas palavras-chave devem ser consideradas, não só na criação de conteúdo nas descrições e títulos de produto, como nas meta descriptions. Por outro lado, também deves ter em consideração aspetos como a velocidade e a usabilidade, como a criação de backlinks relevantes.

Otimização da conversão no processo de compra

A otimização da conversão é uma estratégia fundamental para aumentar as vendas de uma loja online. Consiste na melhoria do processo de compra para tornar-se mais fácil, rápido e agradável para o cliente.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para otimizar a conversão, como a melhoria da usabilidade do site, a criação de um funil de vendas eficiente, a utilização de chamadas para ação (CTAs) claras e persuasivas, a personalização da experiência de compra, entre outras.

A otimização da conversão também envolve a análise constante dos resultados e a realização de testes A/B para identificar o que funciona melhor em cada caso. Ao implementar uma estratégia de otimização da conversão, é possível aumentar significativamente as vendas do e-Commerce e melhorar a experiência do cliente.

 

Aumentar as vendas da tua loja online podem parecer um desafio, principalmente quando se tem um orçamento limitado para investir em publicidade. No entanto, existem diversas estratégias que podem ser adotadas para melhorar os resultados sem precisar aumentar os investimentos em marketing. Todas as estratégias apresentadas anteriormente devem ser combinadas entre diferentes canais, de forma a aumentar as vendas da loja online, sem aumentar o orçamento em publicidade online. Por fim, é importante relembrar que cada loja online é única e requer estratégias personalizadas e por isso, testar é a palavra de ordem.