Pinterest para Lojas Online: guia passo a passo

Pinterest para Lojas Online: Guia Completo

O Pinterest é um híbrido entre um motor de busca e uma rede social com mais de 450 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo. É uma plataforma de descoberta de conteúdo, onde as pessoas acedem para procurar inspirações, ideias novas e acima de tudo para planear os momentos mais importantes da sua vida: mudança de casa, casamento ou o nascimento de um bebé. Sendo por isso uma excelente oportunidade para atrair tráfego à loja online em todos os nichos de mercado.

Ao utilizares o Pinterest na tua Loja Online, consegues alcançar um público altamente envolvido, que está à procura de inspiração de produtos para comprar, sendo que nem sequer têm uma ideia concreta sobre o produto exato ou marca. Continua a ler para descobrir como podes usar o Pinterest para Lojas Online.

Como criar uma conta no Pinterest

Antes de começares a utilizar o Pinterest, deverás criar uma conta. Para isso, vais precisar de te registar e a seguir converter para conta de empresa. Já quase a terminar esta fase, deverás reivindicar a tua Loja Online ao Pinterest. Este processo é muito simples em lojas online Shopify com a aplicação “Pinterest” ou até em WordPress com um plugin.

Depois destes passos concluídos, deverás começar a configurar o teu perfil. Para isso, deve adicionar fotografia de perfil e de capa que representam a tua Loja Online e de fácil reconhecimento também pelo público que já te segue e acompanha. Outro ponto importante, é a descrição do perfil. Neste espaço deves incluir as informações mais relevantes sobre a tua loja online, nomeadamente o teu nicho e produtos, para ajudar os utilizadores a encontrar mais facilmente a tua conta.

Configurar a conta no Pinterest

Após teres a tua conta criada no Pinterest, está na altura de colocar as mãos à obra e começar a criar álbuns e pins. Mas antes disso, deverás definir estrategicamente quais os álbuns que pretendes criar e o objetivo de cada um deles. Tendo em consideração que os álbuns de inspiração no Pinterest, são uma excelente forma de aumentar a visibilidade da tua loja online e dos teus produtos.

Por exemplo: vais criar álbuns apenas de produto ou vais incluir também álbuns de conteúdo? É importante reforçar que o Pinterest é uma rede social ou motor de busca visual. Pelo que é importante que os pins sejam visualmente atraentes.

Por outro lado, o Pinterest, com as suas características de motor de busca, valoriza o SEO dentro da plataforma. Por isso, todos os pins e álbuns criados, devem ter uma estratégia de palavras-chave previamente definida. Lembra-te que, muitas vezes quando os utilizadores pesquisam no Pinterest, ainda não sabem que produto procuram, apenas têm uma ideia da necessidade que têm.

Como impulsionar o tráfego na Loja Online

O Pinterest é uma excelente plataforma para gerar tráfego na Loja Online, sendo que para isso é importante que tenhas o perfil o mais otimizado possível. Desse modo, deverás começar por criar álbuns específicos sobre categorias de produtos e produtos da tua loja online e a incluir palavras-chave com os termos de pesquisa mais utilizados e relevantes que ajudem os utilizadores a encontrar o teu conteúdo.

Além disso, é essencial que os conteúdos sejam de alta qualidade, com cores atrativas e cativantes – em vídeo, carrossel ou imagem – privilegiando o formato vertical. Nas descrições, não te limites e explora todas as palavras-chave mais importantes e adiciona ainda o link para o produto que destacas ou a categoria

          Dica: Sempre que possível, adiciona algum texto – mas não em demasia! – nas imagens. Os resultados são surpreendentes!

Como em todas as redes sociais (lembraste de ter dito lá em cima que o Pinterest é um híbrido entre rede social e motor de busca?), também é importante que sejas consistente e frequentemente ativo na plataforma. Então é importante que acedas de forma regular à aplicação e que navegues durante algum tempo, tanto a carregar novos pins como a guardar pins relevantes para a tua conta, criados por outros utilizadores.

Analisa as métricas no Pinterest

A análise de métricas é fundamental para que consigas avaliar o teu desempenho e presença dentro do Pinterest, assim como quais os pins e álbuns com um impacto positivo e a resultar melhor. Ao monitorizar as métricas no Pinterest Analytics, consegues ter uma visão clara e definir os próximos passos nas áreas que precisam de ser melhoradas.

Com o Pinterest Analytics vais conseguir ter uma visão sobre as métricas gerais e o crescimento do teu perfil, como o alcance, impressões e cliques, assim como os pins guardados e os interesses do público-alvo. Mas também outros fatores determinantes para o sucesso, como as tendências e insights valiosos para a otimização da conta.

 

E agora, estás preparada para começar a impulsionar o tráfego na tua loja online com o Pinterest?