
10 estratégias de marketing digital para vender mais na loja online
Actualmente, estudos como o DataReportal e ferramentas como o Built With, trazem-nos indicadores muito importantes sobre o aumento do comércio eletrónico em Portugal. De acordo com o Data Reportal de Fevereiro de 2022, 80% da população em Portugal tem acesso à internet, sendo que mais de 45% realiza compras online de produtos ou serviços. Se estes números são crescentes e entusiasmantes para quem procura criar uma loja online, temos também que ter em consideração que em Portugal existem mais de 78 000 lojas online com tendência crescente.
Estes dados indicam que apesar de o comércio eletrónico ser importante e cada vez mais imperativo termos uma presença online, também não nos podemos esquecer de aplicar estratégias de marketing digital eficazes que nos ajudem a aumentar as vendas da loja online com ações para atrair e converter esses potenciais clientes.
Por isso, selecionei 10 estratégias de marketing digital que podem te ajudar a vender mais na tua loja online.
Cria um blog e escreve sobre os produtos da tua loja
Esta é uma estratégia de marketing muito utilizada em lojas online e pode ajudar-te não só a atrair mais clientes, a posicionar a tua marca como uma referência no nicho em que atuas, mas também a melhorar o teu posicionamento nos motores de busca (SEO), como Google. Isto é, a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.
Ao teres um blog na tua loja online, vais ter a oportunidade de criar conteúdo relevante e único sobre os teus produtos e ainda passar dicas, truques e muitas informações que de outro modo seria mais complicado. No entanto, lembra-te que apesar de ter um blog ser uma ideia muito interessante e com ótimos resultados a médio-longo prazo, exige tempo e esforço para a pesquisa e criação de artigos de blog.
Utiliza as redes sociais para divulgar os teus produtos
As redes sociais são uma ótima forma de promover a tua loja online tanto para atrair novos clientes como para comunicar com os teus atuais clientes.
No entanto, é importante seleccionar quais as redes sociais que fazem mais sentido tendo em conta as características da tua loja online, bem como o tempo que tens disponível para investir em produzir conteúdo para cada uma delas.
Por exemplo:
- Facebook: Continua a ser uma das maiores redes sociais do mundo com potencial para atrair novos clientes. Podes criar uma página profissional para a tua loja, configurar o catálogo de produtos e partilhar promoções e novidades junto dos teus seguidores.
- Instagram: Esta rede social é cada vez mais focada em vídeo, semelhante ao tik tok, o que permite mostrar e apresentar os teus produtos de uma forma mais completa e demonstrativa, reforçando características, materiais e detalhes, difíceis de passar apenas pela imagem.
- Pinterest: É por excelência a rede social de inspiração que permite os utilizadores criarem coleções de imagens de produtos que gostam e que os inspiram. Sabias que 89% dos utilizadores do Pinterest procura inspiração de algo para comprar? Esta é uma ótima oportunidade de dar a conhecer a tua marca!
- Linkedin: É por regra a rede social profissional que te permite conhecer e conectar com outros negócios, profissionais e empresas. É uma ótima opção caso a tua loja online comercialize produtos para outras empresas.
Investe em SEO na tua loja online
O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, em português) é a prática de otimizar a tua loja online para que seja encontrada da forma mais fácil pelos motores de busca, como o Google. Investir em SEO pode ajudar-te a aumentar o tráfego orgânico (ou seja, não pago) para tua loja online, aumentando as chances de atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Existem várias maneiras de investir em SEO para tua loja online:
- Otimiza as páginas de produto: Garante que cada página de produto tem uma descrição detalhada e informações relevantes, além de palavras-chave mais importantes para a pesquisa do teu produto. Isso ajuda os motores de busca a entender o que tua loja online vende e como classificá-la nos resultados de pesquisa.
- Cria conteúdo de qualidade: O conteúdo de qualidade é importante para o SEO, pois ajuda a mostrar aos motores de busca que teu site é relevante e útil para os utilizadores. Cria artigos de blog, guias e outros tipos de conteúdo para tua loja online para ajudar a atrair tráfego orgânico.
- Faz uso de palavras-chave: As palavras-chave são termos ou frases que os utilizadores usam nos motores de busca para encontrar produtos ou informações. Assegura-te que incluis palavras-chave relevantes nas páginas de produto e outros formatos de conteúdo na tua loja online para o Google entender o que vendes.
- Uso títulos e descrições de meta: Os títulos e descrições de meta são as informações que aparecem nos resultados de pesquisa. Certifica-te que cada página da tua loja online tem um título e uma descrição de meta únicos e relevantes para ajudar a atrair cliques dos utilizadores.
Utiliza o vídeo para promover os teus produtos
O vídeo ajuda-te a promover os produtos da tua loja online, assim como a aumentar as venda, através do aumento do interesse e do desejo de compra. Uma estratégia de criação de vídeo, pode incluir vários vídeos de apresentação, demonstrativos, tutoriais ou de feedback.
- Vídeos de apresentação: apresentas os teus produtos com vídeos curtos e informativos, onde mostras como funcionam;
- Vídeos de demonstrativos: demonstras o uso dos mesmo no dia-a-dia;
- Vídeos tutoriais: ensinas a utilizar os produtos que vendes de uma forma mais eficiente e aumentas a satisfação do cliente bem como as oportunidades de compra no futuro;
- Vídeos de testemunhos: são ótimos para mostrar o que podem esperar ao comprar os teus produtos.
Oferece conteúdo relevante para o teu público-alvo
Uma estratégia de marketing digital completa passa por oferecer conteúdo relevante para o teu público-alvo que consequentemente atrair e retém clientes para a tua loja online.
O conteúdo pode ser criado em diferentes formatos como a imagem ou vídeo, mas também de diferentes formas. Por exemplo, através das descrições de produto com informações detalhadas onde inclui características, beneficios e formas de utilização, em guias e tutoriais que ajuda no processo de pós-venda onde os teus clientes podem conhecer como usar os produtos de maneira mais eficiente e assim aumentar a satisfação do mesmo. Mas também em artigos de blog ou em campanhas de e-mail marketing personalizadas.
Aposta no e-mail marketing para fidelizar os clientes
O email marketing é uma das estratégias de marketing mais eficazes na comunicação com o cliente e que é fundamental incluir na estratégia de fidelização de clientes, como um dos meios principais. Através do e-mail marketing podes comunicar diretamente e de forma personalizada com o teus cliente, com base nas ações, interesses e compras anteriores. Por outro lado, é ainda possível oferecer descontos, ofertas especiais e direccionar conteúdo com base nos interesses manifestados ou simplesmente fazer pesquisas de mercado que ajudar-te-ao a entender o que os teus clientes mais gostam e que aspectos poderias melhorar na tua loja online.
No entanto, é importante reforçar que este contacto deve ser realizado numa base regular, com consistência e qualidade, sem cair no excesso que pode causar o efeito oposto e afastar o nosso cliente.
Investe em publicidade paga para a tua loja online
A publicidade paga para lojas online ajuda-te a aumentar a visibilidade da tua loja online, a atrair novos clientes, assim como estimular a recompra.
A implementação de uma estratégia de anúncios online começa com a definição dos meios em que pretendes investir: Google Ads, Facebook e Instagram Ads ou Display, sendo que cada um tem as suas características. Por exemplo, os anúncios no Google Ads são apresentados nos resultados de pesquisa, enquanto que Display Ads é exibido em sites específicos em formato de banner, pop-up ou vídeo. Os anúncios em Facebook e Instagram podem ser apresentados em imagem ou vídeo, tanto no feed, nos stories, nas mensagens privadas, entre outros.
Por outro lado, na criação da estratégia de anúncios, é importante definir a segmentação com base nos interesses, localização e faixa etária do teu público-alvo, assim como o investimento a realizar e os objetivos claros que vão ser utilizados para mensurar o desempenho.
Faz campanhas de remarketing
O remarketing é uma forma de publicidade online que permite as lojas online impactarem os utilizadores que já visitaram antes a loja ou já compraram, ou seja, campanhas direccionadas para público quente de fundo de funil.
As campanhas de remarketing podem ser realizadas em qualquer meio de anúncios pagos e incluem uma segmentação do público-alvo mais restrita, onde as mais frequentes passam por impactar utilizadores que deixaram os carrinhos abandonados, ou seja que não concluíram a compra, utilizadores que já compraram anteriormente ou que já manifestaram interesse em produtos ou categorias específicas.
Estas campanhas como são direccionadas para público quente, que já interagiram com a tua loja em algum momento, por norma têm resultados bastante positivos.
Cria uma estratégia de fidelização de clientes
A fidelização de clientes é uma estratégia importante para qualquer e-Commerce, uma vez que aposta na retenção de clientes, o que acaba por se tornar muito mais vantajoso, já que não é necessário investir constantemente em campanhas de aquisição de clientes. Algumas estratégias que podes utilizar na tua loja online para fidelizar clientes:
- Oferece um bom atendimento ao cliente: Os clientes gostam de ser bem tratados, assim como de lojas online dispostas a resolver problemas ou responder a perguntas rapidamente.
- Oferece produtos qualidade: Os clientes ficarão mais propensos a ficar fiéis se sentirem que estão recebendo um bom valor pelo seu dinheiro.
- Oferece programas de fidelização: Alguns programas de fidelidade oferecem descontos ou recompensas para os clientes que compram com frequência.
- Faz promoções exclusivas para os clientes fiéis: Oferecer descontos ou ofertas especiais apenas para os clientes fiéis pode ser uma maneira de recompensá-los por sua lealdade.
- Pedir feedback dos clientes: Perguntar aos clientes como podes melhorar, assim escutas ativamente o cliente e constróis uma relação mais próxima com os mesmos.
Testa e melhora a tua loja online constantemente
Testar, testar, testar é o passo principal para melhorar constantemente a nossa loja online de a fazer crescer. Os processos mudam e evoluem muito rapidamente e torna-se fundamental acompanha-los. Para isso, recomendo-te que:
- Analisa os dados: Ferramentas como o Google Analytics, podem ajudar-te a compreender como as visitas da tua loja online interagem na mesma e assim identificar problemas ou oportunidades de melhoria.
- Testes A/B: Os testes A/B envolvem comparar duas versões diferentes de uma página e ver qual delas funciona melhor. Isso pode ajudar-te a identificar quais elementos da tua loja online estão a funcionar bem e quais precisam de ser ajustados.
- NPS: O Net Promoter Score é uma metodologia para avaliar a satisfação do cliente e pode ajudar-te a compreender o que os clientes gostam e o que eles não gostam na tua loja online. Assim como a identificar áreas de oportunidade de melhoria.
- Faz alterações com base nos dados: Depois de testar e recolher o máximo de dados sobre a tua loja online, utiliza essas informações para fazer alterações e melhorias. Isso pode incluir coisas como ajustar o layout da loja online, alterar a cópia ou adicionar novos produtos. Repete o processo regularmente.