
e-mail marketing para Lojas Online
O e-mail marketing continua a ter um enorme potencial de comunicação para lojas online, mesmo sendo ainda muitas vezes desvalorizado. Através do e-mail marketing tens a oportunidade de te conectares diretamente com os teus subscritores, sem a interveção direta de algoritmo, tal como acontece nas redes sociais, criando uma relação de proximidade e ainda de promover a tua loja online, produtos, ofertas e promoções de forma mais eficaz. No entanto, para o sucesso do e-mail marketing é fundamental a implementação de uma estratégia eficiente.
Neste artigo, vou mostrar-te como podes aumentar as vendas da tua loja online através do e-mail marketing, assim como fidelizar o cliente. Continua a ler e descobre o poder do e-mail marketing para lojas online!
A importância do e-mail marketing para o sucesso da loja online
O e-mail marketing permite-te estabelecer uma comunicação direta e personalizada com os teus subscritores e clientes. Podes utilizar para comunicar promoções, novidades, recomendar produtos ou até comunicar campanhas personalizadas para uma segmentação da base de dados. Além disso, com o e-mail marketing vais ter a oportunidade de pedir de forma eficiente e analisar o desempenho das tuas campanhas, permitindo assim otimizar a tua estratégia de marketing.
Como criar uma lista de e-mails
A criação de uma lista de e-mails pode ser feita de várias formas, porém recomendo-te que tenhas sempre em atenção as normas do RGPD e o consentimento para receber comunicações de marketing, antes de começar a angariar contactos e a comunicar para os mesmos.
Entre os métodos mais utilizados para a construção de uma lista de e-mails está:
- Subscrição de um formulário – Normalmente colocado na página de homepage, é um formulário simples com poucos campos, em que permite o utilizador subscrever a tua newsletter. Por norma, é feita uma oferta como forma de incentivo, que entre a mais comum, está a oferta de um código de desconto.
- Após a compra – Ao receberes uma encomenda na tua loja online, desde que o cliente autorize, poderás adicionar à tua base de contactos.
- Eventos e promoções – Caso na tua loja online tenhas por hábito realizar eventos ou promoções, podes aproveitar para pedir aos clientes que subscrevam a newsletter.
Como segmentar uma lista de e-mail marketing
A segmentação de uma lista de e-mail marketing é um dos aspectos mais importantes e valiosos no processo de comunicação directa para e-mail, uma vez que vai permitir-te dividir os contactos em grupos com base em características semelhantes, comportamento de compra, interesses ou dados demográficos. Assim, vais ter a oportunidade de comunicar e direccionar o conteúdo ou ofertas relevantes para cada segmento, o que vai aumentar a eficácia da tua comunicação por e-mail marketing.
Para começares a segmentar a lista de e-mail marketing, podes:
- Observar o comportamento de compra e retira insights que te podem ajudar. Por exemplo: frequência de compra, intervalo de valor total gasto, itens comprado.
- Ter em atenção os interesses e as categorias onde manifestam maior volume ou valor de compras.
- Olhar para os dados demográficos e segmenta-los consoante a idade, género ou localização.
- Filtrar por novos x antigos clientes, que vai permitir enviar ofertas e conteúdos exclusivos para cada um deles.
- Segmentar pela interação com os e-mails enviados como por exemplo, a taxa de abertura ou os cliques.
Criar conteúdo para e-mail
Um dos indicadores mais importantes para o sucesso da tua campanha de e-mail marketing é sem dúvida o conteúdo. Algumas dicas que tens que ter em atenção, quando estás a preparar a tua campanha:
- Conteúdo relevante – Certifica-te que o conteúdo que estas a desenvolver na newsletter é importante para o segmento para o qual vais comunicar.
- Sê clara na comunicação – Evita conteúdo desnecessário e exagerado que vai desinteressar que está do outro lado a ler. Da mesma forma que é importante que sejas clara na comunicação e direta ao assunto.
- Inclui um call to action – Nunca te esqueças que cada campanha de e-mail marketing deve ter um objetivo e a concretização desse objetivo está dependente de uma ação. Então, reforça a ação através um botão de chamada para a ação.
- Testes A/B – Quando estás na dúvida sobre qual o melhor assunto, design ou conteúdo, o e-mail marketing permite-te realizar testes A/B em que no fundo vai dividir a tua segmentação e enviar uma versão da newsletter para cada um desses grupos. Consoante a performance do teste A/B podes tirar insights para utilizar de futuro.
- Responsive – Garante que a tua newsletter não perde leitura quando é aberta em mobile.
Análise das métricas de e-mail marketing
Uma das maiores vantagens do e-mail marketing é o acesso directo às métricas, independente da plataforma de envios que utilizes. Isto vai permitir-te analisar de forma estratégica o desempenho das tuas campanhas e aplicar melhorias nas campanhas futuras.
Entre as principais métricas de e-mail marketing para lojas online, destaco:
- Taxa de Abertura – É a percentagem de aberturas que a tua newsletter teve em relação ao número de envios. Isto vai permitir-te medir o interesse na newsletter, muitas vezes potenciado pelo assunto.
- Taxa de Cliques – É a percentagem de cliques que tiveste no teu e-mail. Vais conseguir medir o interesse no conteúdo e a eficácia do call to action.
- Taxa de Conversão – Trata-se da percentagem de destinatários que efectuaram a tua ação pretendida. Esta pode ser a compra ou a inscrição num evento, por exemplo.
Tendo em consideração aos pontos mencionados, terás sem dúvida nas tuas mãos uma excelente ferramenta de comunicação com o teu cliente e muito valiosa. Trata-a com cuidado de forma a alimentar a relação e o engagement marca x cliente e nunca te esqueças das normas do RGPD.