
Como criar uma landing page de sucesso para e-Commerce
Uma landing page é uma página da web construída com foco para a conversão dos visitantes em clientes. Por norma, é usada em campanhas de marketing digital, inclusive em anúncios do Google Ads ou do Facebook, sendo projetada para ser o destino final de um clique num anúncio. Apesar de numa loja online podermos criar múltiplas landing pages, cada uma delas, deve ser projetada com foco num objetivo específico e conter o máximo de informações relevantes e completas que reforçam a nossa mensagem, assim como a proposta de valor da nossa marca.
Criar uma landing page de sucesso para e-Commerce pode muitas vezes ser um processo complicado e exigente, tendo em conta os diversos fatores que temos que ter em consideração. Por isso mesmo, deixo-te algumas dicas que poderás recorrer-lhes, sempre que pretendas construir uma landing page para a loja online:
- Objetivos: A landing page deve ter um objetivo específico. Este objetivo pode ser o de venda de um produto em específico, destaque de uma categoria ou até dar visibilidade a uma data comemorativa, no entanto, seja ele qual for, lembra-te que deve ser claro e estar evidente.
- Oferta atraente: No fim do dia o mais importante são as vendas que realizamos, certo? Para isso, a landing page deve incluir uma oferta atraente que estimula os visitantes a tomar a ação. Esta oferta pode incluir um desconto, uma oferta ou uma garantia de satisfação.
- Copy persuasivo: A copy da página deve ser claro e persuasivo, explicando por que os visitantes devem tomar uma ação. Utiliza títulos e subtítulos atraentes para chamar a atenção.
- Usa imagens e vídeos: As imagens e vídeos podem ajudar-te a ilustrar a oferta e torná-la mais atraente. Certifica-te de que as imagens são de alta qualidade e relevantes para a oferta.
- Call-to-Action: O CTA ou chamada para a ação deve estar presente em vários locais da landing page e devem estimular para uma ação concreta, como, por exemplo, com o botão “comprar agora”.
- Métodos de pagamento: Se a landing page tem como objetivo vender um produto, garante que os métodos de pagamento estão claros, são os mais utilizados e a transação pode ser realizada de forma totalmente segura.
Por outro lado, ao construires uma landing page com o objetivo de destacar produtos ou categorias da loja online, lembra-te que deves incluir informações detalhadas sobre o mesmo, as suas características, benefícios e preço. Além disso, é importante incluir imagens ou vídeos que mostrem o produto em uso, caso se aplique, para os visitantes poderem ter uma ideia mais clara do que estão a comprar. Outros elementos que comuns para uma página mais completa:
- Título atraente e chamativo: deve chamar a atenção do visitante e explicar de forma clara o que o produto faz.
- Descrição do produto: deve incluir informações detalhadas sobre o produto, incluindo as suas características e benefícios.
- Testemunhos de clientes: incluir depoimentos de clientes satisfeitos pode ajudar a criar confiança e mostrar que outras pessoas já experimentaram o produto e tiveram resultados positivos.
- Botão de compra: é importante colocar um botão de compra de fácil acesso para os visitantes poderem realizar a compra com facilidade.
- Ponto de contacto: é uma boa ideia incluir um ponto de contacto, quer seja com formulário, chat online ou mensagem privada nas redes sociais para os visitantes poderem entrar em contacto contigo e tirar dúvidas ou fazer perguntas sobre o produto.
Por fim, e tendo em atenção aos aspetos mencionados, lembra-te que as landing pages são importantes porque ajudam a maximizar a taxa de conversão da loja online.