Os erros que cometi quando lancei a minha loja online

Os erros que cometi quando lancei a minha loja online

Foi no dia 30 de Setembro de 2021 que lancei a minha loja online, a Megami Studio. No entanto, costumo dizer que este projeto nasceu muito tempo antes do seu lançamento. Por isso, é importante voltar um bocado atrás no tempo.
Estávamos em 2015 quando comecei a dar os primeiros passos em Marketing Digital e dois anos depois, em 2017, quando comecei a trabalhar em e-commerce, numa multinacional conhecida por todos nós, sobretudo no sector C2C (consumer-to-consumer). Foi por volta dessa altura que este desejo de ter um projeto meu começou a dar os primeiros sinais.

Na altura, sentia que não era capaz. Não tinha ainda experiência suficiente, tinha poucos conhecimentos de wordpress e na altura nem ouvia falar em Shopify. Tudo isto, fez com este desejo fosse adiado e procurasse investir mais na minha formação on-job.

Foi já em 2019, quando colaborava com a origens bio, que este enorme desejo despertou. Surgiu a grande vontade de fazer algo mais e diferente. No fundo, lançar o meu projeto de e-Commerce. Nesta altura já tinha experiência na área e sentia-me capaz de levar um projeto destes para a frente. No entanto tive um problema, não sabia qual o produto que queria vender. Apesar de saber exatamente o que não queria vender. Tinha alguns requisitos de exclusão.

Foi então que em 2020 tive um “problema” sou uma apaixonada por velas. Tenho-as sempre em casa e quando a pandemia chegou, acabei o meu stock de velas. Quis comprar novas, mas nos supermercados estas áreas estavam fechadas e tinha receio de comprar online e da fragrância não ser exatamente aquilo que eu pretendia.

No verão de 2021, enquanto ainda trabalhava em full-time, esta ideia começou a ganhar cada vez mais forma. Comecei a testar receitas, a procurar fornecedores, a criar todo o material de comunicação, até que em Setembro de 2021 decidi que estava na altura de lançar o projeto para o ar e tinha que alinhar uma data.

Recordo, que nesta altura é já contava com vários anos de experiências em e-Commerce e inclusive já tinha lançado lojas online de raíz, nos meus trabalhos por conta de outrem. Estava altamente confortável e pronta para arrancar com o projeto. Foi aqui que cometi os primeiros erros.

Falta de planeamento

Arranquei com uma data que me parecia razoável para o lançamento da minha loja online – 30 de Setembro de 2021 – no entanto, não listei os to-do’s que tinha para fazer, nem enquadrei-os no tempo. Isto fez com que no dia do lançamento do projeto, minutos antes, eu tivesse a testar todos os passos do website e ainda a testar os métodos de pagamento que não tavam a funcionar.

Como se costuma dizer “mais vale feito, que perfeito” e eu sigo esta máxima. Mas aqui, estávamos a falar de negócio e eu queria ser vista com profissionalismo. Quando falamos de negócios – e sérios! – não devemos encarar assim.

Existiam várias formas de resolver esta questão, por exemplo – e como já mencionado – podia ter enquadrado no tempo as minhas tarefas até chegar a uma data razoável, podia também ter alinhado uma data que não fosse coincidente com os meus dias de trabalho presencial, já que nesta altura ainda estava a conciliar com um full-time job e naturalmente nos dias de trabalho presencial tinha pouco tempo para me dedicar aos meus projetos pessoais.

Medo de vender

Nunca fase inicial do projeto, este arrancou com uma lógica de MVP (Minimum Viable Product) e por isso tinha muito pouco stock de cada vela. Isto fez com que eu tivesse muito medo de vender mais do que tinha em stock, gerar insatisfação por parte dos clientes e não causar uma boa impressão no lançamento desta marca que tinha acabado de nascer.

Mas nem tudo é estanque, fixo e totalmente definitivo existem várias formas de contornar as situações e se isso realmente tivesse acontecido, poderia dar a volta por cima. Como? Tinha que trabalhar a reputação de marca. Mas, lá está, estava numa fase tão inicial e com um investimento de marketing tão reduzido, que nada disto seria problemático.

Falta de consistência na comunicação

Após o lançamento da Megami Studio a comunicação não se revelou tão intensa e acabou até por ter uma certa quebra, resultado dos pontos que mencionei. Só que mais uma vez, existe uma solução, já que a marca era nova, o conceito era diferente o meu trabalho principal tinha que ser no topo do funil de marca. Ou seja, tinha que atrair os meus potenciais clientes e mostrar-lhes como a minha marca de velas com mensagens secretas, pode resolver o problema deles e não estar apenas focada na compra.

Estes foram os 3 erros principais de quando lancei a minha loja online e assim, retiro as seguintes conclusões:

  • Nunca te sintas demasiado confortável com algo. Depois de passar por 2 lançamentos de projetos de e-Commerce de raíz, estava altamente confortável neste processo que se revelou mais desafiante do que pensei.
  • Não tenhas medo errar. Faz parte do processo e se estás numa fase inicial, não haverá problemas.
  • Lembra-te que o caminho é mais fácil quando estamos acompanhados e por isso, procura ajuda de alguém experiente que te possa ajudar.