Porque criar uma loja online?
O mundo é cada vez mais digital e tudo mudou. A forma como trabalhamos, consumimos filmes, ouvimos música e fazemos compras também mudou. Não faz assim tanto tempo que a ideia de existirem plataformas como a uber eats ou até a netflix eram uma miragem, quanto mais falar-se em teletrabalho. Esta realidade parecia tão distante. Estudos recentes realizados pela DataReportal, em 2021, indica que os portugueses passam uma média diária de quase 8 horas online, sendo quase 2h30 passadas nas redes sociais.
A verdade é que com a evolução da tecnologia cada vez mais são os adeptos de compras online. Muitas foram as lojas online que começaram a nascer. Durante o ano de 2020 mais de 35% dos utilizadores de internet em Portugal realizaram compras online ou efectuaram pagamentos através da internet, sendo que 89.5% procurou um artigo ou serviço para comprar online.
Se ainda tens dúvidas porque deves criar uma loja online, continua a ler!
Decisão de compra baseada em pesquisa na internet
Quer seja através do computador, tablet ou smartphone, uma pesquisa no browser está cada vez mais acessível. Segundo os dados de e-commerce de 2020 muitos foram os utilizadores que antes de comprarem um artigo, procuraram-no primeiro na internet.
Esta pesquisa, tem como objetivo o consumidor informar-se sobre o produto, as funcionalidades do mesmo e até obter feedback por parte de outros consumidores que já adquiriram o mesmo artigo anteriormente.
Isto mostra como é importante estar presente no digital inclusive com um e-Commerce, quer seja através da disponibilização da informação do produto mas também da facilidade para a compra.
Alcance superior sem limites geográficos
Um projeto de e-Commerce, quando lançado, pode ser visualizado me qualquer parte do mundo. Enquanto numa loja física, estamos restritos à localização em que a mesma se encontra, neste caso isso não acontece. Aqui, no online, tens a possibilidade de vender os teus produtos para qualquer parte do mundo, assim como realizar vendas em qualquer horário.
Um e-Commerce não tem limites geográficos, caso desejes que tenha, é importante que sejas tu a determinar e a informar o consumidor final no teu website.
Vende 24/7
Já sabemos os horários de uma loja física são altamente limitadores, muitas vezes funcionando apenas no horário das 9h30 às 18h30, sendo que está limitada pelas licenças e autorizações do comércio e câmaras municipais, ou simplesmente se tem funcionários que cumpras estes horários.
No comércio online, esta é uma realidade que não acontece. Podes sim, estar limitada com o nº de funcionários e isto faz com que caso o volume de encomendas seja muito elevado, existam atrasos, mas não tens limitações horárias. Esta é uma fonte de rendimento ao longo de todo o ano (365 dias por ano!!!) e a qualquer hora do dia ou da noite. Já ouviste a frase “Ganha dinheiro enquanto dormes”? Pois, com um e-Commerce isto é possível!
Mais conforto para os teus clientes
Todos nós já fizemos compras online certamente passamos pela experiência de comprar algo enquanto estávamos no sofá, deitados ou nos transportes, certo? Esta é sem dúvida uma das maiores vantagens em ter uma loja online. O conforto e a comodidade que os nossos clientes têm em comprar os nossos produtos e/ou serviços em qualquer lugar, sem necessidade de deslocação.
Lembra-te que para que o conforto seja ainda maior, é importante que a loja online esta optimizada, com formulários curtos e de preenchimento rápido, assim como métodos de pagamento intuitivos.
Se ainda não tens uma loja online, espero que estes motivos te tenha convencido. E nunca te esqueças: Se tu não venderes online os teus concorrentes o farão por ti. Começa já hoje!